Unecs debate crise do Coronavírus

Em videoconferência, os presidentes deliberaram a produção de um documento que será enviado ao governo federal com as necessidades do setor para o enfrentamento da crise

Os presidentes das instituições que compõem a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) realizaram Assembleia Geral Ordinária nesta quinta-feira (19). Seguindo orientações das autoridades de saúde no combate ao Coronavírus, o grupo se reuniu por videoconferência. A Covid-19, inclusive, foi o principal assunto do debate.

Os presidentes discutiram os impactos que as medidas de combate ao avanço do Coronavírus terão para o comércio brasileiro. O fechamento de shoppings centers e de lojas de materiais de construção, o abastecimento das lojas e supermercados e o possível desfalque de produtos foram postos em pauta.

Os presidentes da Abras e da Abad, João Sanzovo e Emerson Destro, respectivamente, acreditam que não há motivo para acreditar que o abastecimento será crítico. Para eles, é importante que a população tenha conhecimento de que a indústria, no cenário atual, tem condições de atender à demanda nos próximos meses.

O grupo discutiu ações para flexibilizar a situação dos empresários brasileiros, principalmente os de micro e pequenas empresas, para que eles sofram o mínimo possível com a crise do Coronavírus. “Precisamos dar a devida importância à sobrevivência das empresas. É preciso que estejamos de olho para que as medidas que o governo está tomando valham, de forma irrestrita, para todos”, disse George Pinheiro, presidente da Unecs e da CACB.

O grupo decidiu, então, construir um documento, ainda esta semana, com as principais necessidades de cada entidade para o enfrentamento da crise no setor de comércio e serviços. O texto será enviado ao Ministério da Economia como pedido urgente de atenção para o segmento.

O presidente da Unecs lembrou, ainda, da importância do cuidado pessoal com a saúde de todos. “Assim como das empresas, precisamos cuidar de nós mesmos e de nossos familiares. Por isso, peço atenção a todos, para que evitem ao máximo entrar em contato com o novo Coronavírus”, finalizou.

Unecs

Criada em 2014, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços é formada pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

A Unecs é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país e pela geração de 22 milhões de empregos diretos.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *