Semana Global do Empreendedorismo é homenageada no Senado

O presidente da CACB e da Unecs, George Pinheiro, participou da solenidade

Foto: Washington Costa/Ministério da Economia

O presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, senador Jorginho Mello (PL/SC), presidiu na manhã desta terça-feira (19) uma sessão solene em homenagem à Semana Global do Empreendedorismo (SGE), com a presença de parlamentares, empresários e do presidente do Sebrae, Carlos Melles.

O senador Jorginho Mello abriu a sessão lendo uma mensagem enviada pelo presidente da Casa, Davi Alcoumbre (DEM/AP), em que ele destacou o trabalho feito pela Frente da MPE e a criação da Empresa Simples de Crédito (ESC) que, segundo ele, deu um novo movimento à economia brasileira e se tornou um sucesso no Brasil.

Mello, por sua vez, também elogiou a criação da ESC e disse que o problema da geração de empregos no Brasil precisa ser resolvida e que isso passa pela MPE.

Em seguida, o presidente do Sebrae disse que o maior desafio hoje é aumentar a produtividade da micro e pequena empresa, o que, para ele, precisa ser feito através da educação e do conhecimento de boas práticas, principal vertente da SGE, que este ano deve atingir duas mil cidades em mais de dez mil ações. “Temos a oportunidade de trabalhar com o ambiente mais fértil do empreendedorismo brasileiro e precisamos manter a confiança destes empresários”, afirma Melles.

O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, lembrou que a MPE já está criando quase um milhão de empregos anualmente, em termos atualizados. Fazendo um comparativo, segundo ele, se todas as empresas brasileiras fossem deste segmento, o Brasil terminaria o ano com quase 2 milhões de empregos gerados.

“A MPE é muito importante para o governo e tudo que precisa ser corrigido, nós corrigiremos. Precisamos aumentar a produtividade do setor, para aumentarmos a produtividade do Brasil”, disse.

Foto: Washington Costa/Ministério da Economia

A deputada Carmen Zanotto (Cidadania/SC) destacou as ações da SGE, ressaltando o trabalho da Frente da MPE e lembrando-se da importância da capacitação deste empresário, que precisa de um suporte para acompanhar os avanços tecnológicos do mundo. “As MPEs fazem a diferença porque reduzem os índices de desemprego no país”, concluiu.

Seguindo o mesmo raciocínio, o deputado Darci de Matos (PSD/SC) disse que o Congresso Nacional vai discutir profundamente as questões que envolvem a carga tributária da MPE, principalmente na reforma tributária. “Não queremos mexer naquilo que funciona. Se mexermos, tem que ser para melhorar, incentivar e engrandecer este que é um segmento muito importante para o país”, declarou.

O presidente da CACB e da Unecs, George Pinheiro, e a superintendente da Confederação, Juliana Kämpf, assistiram à sessão solene. Pela Unecs, também esteve presente o presidente da CDL-DF, José Carlos Magalhães Pinto, representando a CNDL.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *